2.10.08

MST recebe Ordem do Mérito Cultural

O Coletivo Nacional de Cultura do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra receberá a Ordem do Mérito Cultural, o mais importante prêmio da área no Brasil. A Ordem é entregue pelo Ministério da Cultura, após um julgamento formado por artistas e especialistas culturais. O prêmio será entregue no próximo dia SETE de Outubro, no Rio de Janeiro. O Coletivo de Cultura do MST organiza dezenas de grupos teatrais, músicos, produtores audiovisuais nos assentamentos e acampamentos de reforma agrária.

A sociedade em geral relaciona o MST como um movimento que direcionas seus esforços apenas para as ocupações de terras. Qual a relação existente entre a luta pela terra e a valorização da cultura?

Mineirinho,
dirigente do Coletivo: O MST é um movimento extremamente radical, no sentido de que vai ao cerne da questão da luta pela terra, de incluir esse ser humano que perdeu sua identidade, que está na periferia e que volta pra terra. E este homem, ao voltar para terra e conquistar a terra, ele precisa se reencontrar com a cultura camponesa. Reencontrar-se com aquilo que forma o ser camponês, e isso é feito pela arte. Reencontrar-se com as manifestações artísticas dos camponeses, que são as Folias de Reis, as modas de viola, os bailes da roça, o São João. E isso varia de canto para canto nesse Brasil; cada região tem seu jeito de fazer arte e a cultura do homem do campo, do sertanejo, do matuto, do caboclo. O MST valoriza e sempre valorizou as manifestações artísticas. [leia mais]

Ag. Chasque / Radioagência Notícias do Planalto / CMI[fotos]

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home