16.3.08

A culpa é dos outros - a aceitação da tortura

Jornalismo é o filho da evidência.

Para um quarto da população brasileira (26%), a tortura pode ser usada contra suspeitos de cometer um crime. No entanto, a defesa da permissividade da prática varia de acordo com a camada social. O índice chega a 42% de aprovação entre as pessoas com renda superior a cinco salários mínimos, mas não passa de 19% entre os que ganham até um salário mínimo. Já entre os que têm curso superior, a tortura é aprovada por 40% dos entrevistados. Os dados são da Pesquisa sobre Valores e Atitudes da População Brasileira, realizada pela agência Nova S/B em parceria com o Ibope.

Confrontados com uma pergunta teórica sobre a valorização dos direitos humanos, os entrevistados tiveram que dar a si mesmos notas de 1 a 10, sendo 1 oposição total e 10 adesão total à valorização dos direitos humanos. Entre os 26% que admitem a tortura, 51% se deram notas 9 e 10; 32% se deram notas de 6 a 8. A pesquisa calculou a incongruência nas respostas, ou seja, a diferença entre o valor teórico e o comportamento diante da situação prática: 22%.

Dos entrevistados, 60% se deram notas 9 e 10 no respeito aos direitos humanos, e 27% se deram notas de 6 a 8. Mas a nota dada aos brasileiros desabou: só 17% da população mereceriam 9 e 10, enquanto 41% teriam notas ruins, de 1 a 5.

Leia mais.

“Os mais pobres são os que sofrem com a tortura e os com renda maior são os que chancelam a prática. O discurso das elites é esse mesmo, de controle da população pobre por meio da violência”
Rafael Dias, pesquisador da organização não governamental Justiça Global

Mas essa evidência é retrata no conjunto da cobertura editorial dos jornalões? Deixe de ler jornais como a Zero Hora, eles não servem para nada.

Imagem: Fernando Botero

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home