19.5.08

O pai da confusão na Raposa do Sol

Por Renan Antunes de Oliveira, no Via Política

Eu sei quem é o pai da confusão da hora em Roraima: é um velho cacique macuxi, bebum e analfabeto, chamado Orlando Pereira da Silva.

Ele vive na miséria nos grotões do Brasil, mas com certeza é o man of the year no conflito pela terra na reserva Raposa Serra do Sol.

Seu Orlando pode ser comparado a alguns dos mais hábeis políticos brasileiros dos últimos 30 anos. E é um herói com caráter, pelo menos para seus liderados na terra de Macunaíma – o personagem de Mário de Andrade foi baseado na mitologia macuxi.

O velho analfabeto só pode ser um gênio porque negociou a criação da reserva com políticos experientes e espertíssimos como Renan Calheiros, Romero Jucá e o falecido governador de Roraima, Ottomar Pinto, só para citar os mais recentes.

Orlando engoliu todos eles e, em 2003, conseguiu arrancar do presidente Lula um pedaço do Brasil do tamanho de meio Sergipe – tanta terra e não precisou dar nenhum tiro.

Acredito que quando os macuxis tiverem bibliotecas e universidades, na certa Orlando vai ser estudado e reverenciado como o Pai da Nação, o Lincoln das Aldeias, o Bolívar de Roraima, um Mandela que nunca foi preso, um...Che sem boina.

Tanto assim, mas o jovem Orlando parecia destinado a ser mais um daqueles índios que pedem esmolas nos semáforos das grandes cidades.

Ele me contou sua história numa noite de novembro, ao pé do fogo, pitando e bebendo cachaça – dois hábitos muito comuns entre os indígenas brasileiros.

Leia a íntegra, clique aqui

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home