25.7.08

NA TRILHA DE UMA LUTA

O MST ocupou ontem [24/07], por tempo indeterminado, a sede da Superintendência Regional do Incra-RS, em Porto Alegre. Depois de duas horas e meia de reunião, os sem terra e o superintendente Mozar Dietrich não chegaram a um acordo sobre o assentamento de duas mil famílias. O clima entre os sem-terra é de irritação com a explicações que foram dadas. Não saiu nenhuma novidade, mas muitas expectativas de obtenção de imóveis rurais que podem ou não serem confirmadas. "Pra mim, que estou na lona preta há 3 anos, nada do que foi dito me serve para alguma coisa, já tinha escutado tudo isso antes", desabafou Mateus Brizola, logo na saída da reunião, já sentado em seu colchão no quarto andar do prédio do Incra. Brizola é acampado despejado de Coqueiros do Sul. Coordenador de fé do MST.

"Todos os processos que estão sendo encaminhados para obtenção de áreas, cerca de dez áreas no Estado no RS, darão conta de assentar duas mil famílias até Dezembro. Estamos com a análise de cerca de 30 mil hectares, totalizando recursos na ordem de R$ 180 mi que já estão garantidos e o que está emperrando, essas demoras que acontecem é em função de problemas burocráticos de documentos, certidões, escrituras, que às vezes demora até dois, três meses para serem resolvidos. No entanto, estão sendo encaminhadas, demonstramos isso para os representantes que aqui estiveram", declarou Mozar Dietrich em entrevista [leia na íntegra].

Cobertura coletiva e marginal
Nossa postagem do deslocamento Canoas-Porto Alegre pode ser lida no blog Ponto de Vista. É uma reportagem feita de maneira coletiva, com informações que fomos reportando e, ali mesmo, durante a Marcha, íamos preparando o que seria nossa contribuição à cobertura da mobilização do MST aqui no Estado. W.U., por ser o mestre, e estar presente nos 25 km de cobertura é nosso repórter, nossa voz de coletivo. A mobilização do Movimento continua durante o final de semana, com a organização da ocupação no Incra e trabalhos externos do núcleo de Agitação e Propaganda. A próxima semana também será de intensa cobertura das ações do e contra o Movimento.

Leia também notícia na Agência Chasque. Despreze a Zero Hora, ali é tudo cupincha da Brigada Militar. Ontem foi prova cabal disso.Tente encontrar imagens como essas nos diversos veículos do grupo:


0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home