15.7.08

Migrantes da cana

Desta terça-feira a sexta 18 serão exibidas aqui as 5 reportagens da série Trabalhadores de canaviais, preparadas para o quadro Outro OLhar, da TV Brasil, e exibidas na semana passada de 7 a 10 de julho, no telejornal Repórter Brasil. As postadas aqui estão na íntegra, sem cabeça de apresentador.

***
Primeiro episódio registra as condições de vida dos cortadores de cana e suas famílias, que chegam do Maranhão e de outras regiões miseráveis em Guariba - cidade que bóia no mar de cana do interior de São Paulo.

Das históricas relações desiguais da produção, pouca novidade se belisca por lá - permanecem as de sempre: para os cortadores muito esforço e baixo salário, num sistema vicioso de lucro por produtividade, em que quem roça mais também ajuda a entupir mais rápido os bolso do patrão - tudo dentro da lei.

No entanto, o facão da ânsia por grana anda é bem mais afiado, e seu corte botando sorriso na cara de muitos magnatas pelo mundo, dono de ações em bolsa, que não têm a mínima noção da vida que levam Antônios e Franciscos - os seus braços baratos. Aos poucos vai sumindo o rosto de usineiros, na invasão das marcas corporations - as coisa agora são de dimensões das commodities internacionais. Etanol para os carros ecológicos flex mamarem legal nos engarrafamentos metropolitanos da hora do rush. O mundo, dizem seus líderes e idealistas, vai substituir a etapa do petróleo-gozo-fóssil-da-Terra com o suor dos brasileiros. Só isso: money.

Assista.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home