18.7.08

Uma revolução social e econômica, plantando cana

O trabalhador submetido, explorado até o seu limite pelo patrão e a terra esgotada pela monocultura da cana estão nas três primeiras matérias da série Trabalhadores de Canaviais, que você pode assistir nas postagens anteriores.

A quarta e quinta reportagens que apresentamos agora (só a primeira foi ao ar na TV Brasil) são uma alternativa a este modelo que gera toda a riqueza para um grupo muito pequeno de pessoas, baseada na exploração do homem e da terra, no sofrimento de ambos.

O projeto Catende-Harmonia é um alento, uma esperança e um basta! No interior de Pernambuco, trabalhadores de uma usina que chegou a ser a maior da América Latina, decretaram sua falência, assumiram coletivamente a direção da empresa, transformaram em cooperativa e romperam com uma cultura de exploração do cortador de cana e da concentração de poder e recursos. São a própria revolução. Deram certo. São exemplo.

Catende é considerada uma das maiores experiências brasileiras em auto-gestão e economia solidária. Em terras de reforma agrária, diversificaram a lavoura, preocupados também com o meio ambiente, e melhoraram muito a qualidade de vida de mais de quatro mil famílias. Reinventaram suas próprias vidas, num processo de desenvolvimento humano (mas também econômico) profundo:



0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home